Eduardo Ramos
No final de novembro, um novo conjunto semafórico foi instalado na Avenida Medianeira com a Rua Visconde de Pelotas, no Bairro Medianeira. O conjunto já opera em dois tempos e, de acordo com motoristas, ajudou a reorganizar o trânsito. No local, além da proximidade com uma escola, centenas de veículos transitam diariamente. Em horários de pico, o congestionamento é comum.
Para o motorista de aplicativo Eduardo Pompeo, 30 anos, a instalação do conjunto semafórico tem ajudado a organizar o trânsito na Avenida Medianeira.
– Estou adorando essa mudança, principalmente em horários de pico. Esse é um trecho da cidade que frequento bastante já que é uma via que está relacionada a várias outras. E, diferente de outros pontos, esse semáforo não é demorado, então ajuda a organizar o trânsito que é bem caótico em alguns momentos – explica Eduardo.
Recentemente, outro trecho da Avenida Medianeira recebeu novo conjunto semafórico. Dessa vez, a instalação foi feita entre a avenida e a Rua Appel. Os semáforos também operam em dois tempos. Segundo o motociclista Alexandre Flores, 48, que mora nas redondezas e frequenta a via diariamente, a mudança trouxe mais segurança para o trânsito no local:
– Na minha percepção, ficou melhor. Está fluindo com mais agilidade. Mas, claro, ainda é comum que, em alguns momentos, forme algumas filas de veículos. Alguns motoristas ainda estão se acostumando, então também dá problemas com isso. Expectativa é que com a Onda Verde o fluxo melhore ainda mais.
Apesar de contribuírem para a fluidez no trânsito da via, os conjuntos semafóricos instalados na Avenida Medianeira, assim como os mais recentes em outros locais da cidade, ainda não estão integrados ao sistema da Onda Verde. De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, outros trechos da cidade devem receber novos conjuntos semafóricos. Posteriormente, serão integrados ao sistema de sincronização que permite o funcionamento pleno da Onda Verde.
– O objetivo é que os novos conjuntos, principalmente do Centro, possam fazer parte da Onda Verde. Estamos passando por uma atualização do sistema com fibra ótica o objetivo é melhorar a qualidade da comunicação entre os semáforos e a central de controle. Além disso, a cidade terá semáforos em outras vias. Assim que a atualização e instalação forem concluídas, a Onda Verde terá ainda mais conjuntos semafóricos integrados – explica.
Conjuntos semafóricos instalados nos últimos meses
Cruzamento entre as ruas Appel e Niederauer (Bairro Centro)
Cruzamento entre Avenida Borges de Medeiros com as ruas Fernandes Vieira e Inspetor Goulart (Bairro Divina Providência)
Cruzamento entre rua Ernesto Beck com a Avenida Liberdade (Bairro Passo D’Areia)
Cruzamento entre Avenida Medianeira com Rua Appel (Bairro Nossa Senhora Medianeira)
Cruzamento entre as ruas Silva Jardim e Rua Serafim Valandro (Bairro Rosário)
Cruzamento entre a Avenida Medianeira com a Rua Visconde de Pelotas (Bairro Nossa Senhora Medianeira)
Onda Verde
Desde 2019, motoristas de Santa Maria vivem a expectativa de dirigir pelas ruas da cidade com a Onda Verde em pleno funcionamento. O sistema foi implementado para que veículos possam transitar por uma via sem ter que parar por sinal vermelho. O objetivo é dar fluidez ao trânsito e evitar transtornos ou acidentes em vias de grande movimento.
Hoje, a cidade possui 90 conjuntos semafóricos e, deste total, 62 estão integrados ao sistema de sincronização que permite o funcionamento da Onda Verde. O número representa quase 70% dos semáforos existentes em Santa Maria. No entanto, na prática, motoristas não sentem que o sistema funciona plenamente.
Conforme Orion Ponsi, uma série de questões relacionadas à ação humana contribuem para que motoristas não sejam beneficiados pela Onda Verde, como a velocidade de carros e motos (alta ou baixa), a travessia de pedestres fora da faixa de segurança, obras e entre outros. Para mitigar os efeitos dessa influência, o sistema de sincronização da Onda Verde passa por uma atualização. Agora, a comunicação com a central digital terá o suporte de fibra ótica.
Locais com equipamentos instalados
Eixo 1 – Avenida Rio Branco e Rua do Acampamento
Eixo 2 – Avenida Nossa Senhora das Dores
Eixo 3 – Avenida Presidente Vargas
Eixo 4 – Avenida Nossa Senhora Medianeira
Eixo 5 – Ruas Riachuelo e André Marques
Eixo 6 – Rua Venâncio Aires
Eixo 7 – Rua dos Andradas
Eixo 8 – Rua Dr. Bozano
Eixo 9 – Rua Tuiuti
Eixo 10 – Rua Silva Jardim
Fatores que influenciam na Onda Verde
Travessia de pedestres principalmente fora da faixa de segurança (ação faz com que veículos parem ou diminuam a velocidade)
Entrada e saída de garagens
Obras que ocupam uma pista
Perda de comunicação de um semáforo com a central